Carlos e Marifer, naturais da Venezuela, chefs em São Paulo

Gastronomia

Carlos e Marifer

Foto: Nossa Janela/divulgação

O casal Carlos e Marifer vive atualmente em São Paulo, mas a situação da Venezuela fez com que eles tivessem que deixar o país em diferentes momentos. O jornalista e a professora de história e geografia sentiram no próprio corpo os desafios que a realidade impôs.

“Nossa trajetória de saída do país envolve perseguições políticas, fome, insegurança, incertezas sobre o dia de amanhã. Mas agora nos cabe olhar para frente, pois o passado nos ensina a ser resistentes diante dos outros desafios que enfrentamos, como a situação que estamos passando de pandemia”, diz Marifer.

Desde a chegada em São Paulo, onde se reencontraram na Missão Paz, organização parceira do ACNUR, estipularam planos para se adaptarem à capital paulista. Fizeram aulas de português, cadastraram seus currículos em diferentes entidades de apoio, buscaram a revalidação de diploma e no fim de 2017 fundaram o Nossa Janela, um serviço de catering de alimentos orgânicos para eventos.

“Já não temos demandas por eventos, mas agora estamos servindo aos pedidos de famílias que nos contatam pelas redes sociais, entregando refeições e sobremesas orgânicas, com receitas típicas da Venezuela. Também participamos de ações sociais para ajudar quem não tem nem mesmo possibilidade de gerar renda neste momento”, disse Carlos, que recentemente conseguiu trazer seus pais para o Brasil.