Celia, natural da Venezuela, manicure em São Paulo (SP)

Cosméticos e Beleza

Celia

Graduada em Informática e em Contabilidade, Celia precisou se reinventar para ajudar a manter os três filhos na Venezuela diante da crise no país. Trabalhou como corretora de imóveis e manicure, porém com a situação socioeconômica venezuelana, não conseguia comprar comida, as crianças não tinham escola e o marido teve de fechar a confeitaria da família. A saída foi se estabelecer no Brasil em novembro de 2021.

Deixaram Barcelona, no estado de Anzoátegui, e chegaram a Manaus. Ficaram na capital do Amazonas por 15 dias, quando ouviram falar das oportunidades em São Paulo. Celia trabalhou em um salão de beleza e por três meses atuou em uma empresa de sistemas de informação. Com o fim do contrato, usou as economias para investir em poltronas, materiais e utensílios. Assim nascia o Celia’s Fashion Brasil, espaço de manicure, pedicure e alongamento de unhas no Brás, bairro conhecido pelo intenso comércio em SP.

“No começo, o obstáculo era falar português. Mas fui aprendendo pouco a pouco, escutando as pessoas e assistindo vídeos em português. É muito complicado sair de um país e chegar em outro onde a língua é diferente. Mas foi muito importante voltar a ter a força para empreender de novo em um país diferente”, ressalta.

Celia conta que atuou por 12 anos como manicure na Venezuela. Com a vasta experiência, hoje também dá cursos na área a quem está começando. “A maioria das minhas alunas são venezuelanas. Passo o que sei para elas e, mesmo depois do curso, ofereço ajuda, tiro dúvidas, para que consigam ir se desenvolvendo e crescendo”.

Além de auxiliar as conterrâneas e conquistar ainda mais clientes, Celia deseja expandir o negócio, angariando recursos para aumentar o espaço, contratar uma equipe e, por fim, comprar uma casa própria para a família.

(Texto incluído na plataforma em Junho de 2022)