Danedis e Jesus, naturais da Venezuela, artesãos em Carpina

Artesanato

Danedis e Jesus

Na Venezuela, o casal Danedis e Jesus trabalhava vendendo artesanato. Entre os itens produzidos pelos artesãos estavam brincos, colares, chaveiros e outros trabalhos manuais. As instabilidades que atingem o país, no entanto, fizeram com que o casal tivesse que deixar a Venezuela há pouco mais de três anos. “Nossa opção era sair, ou ficar lá e morrer de fome”, conta Danedis. Depois de uma temporada em Boa Vista, a família foi interiorizada para Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco.
 
Danedis conta que pensou que fosse encontrar mais oportunidades de emprego na nova cidade, mas se deparou com uma realidade diferente, e enfrentou dificuldades em conseguir trabalho. Durante a pandemia de Covid-19, a família juntou os recursos que tinha para investir em um pequeno negócio.
 
Na época, Jesus estava trabalhando com marcenaria. Para aproveitar os contatos, a experiência e também o conhecimento que já tinham em artesanato, Danedis e Jesus resolveram produzir móveis em alumínio com revestimento em fibra de vidro sintético. O começo do empreendimento foi marcado por desafios e muita criatividade. “O dinheiro foi suficiente para comprarmos a estrutura de alumínio.  A espuma das almofadas foi feita com um colchão que tínhamos, e para comprar o tecido pedimos um empréstimo a um conhecido”, relembra Danedis.
 
Para continuar a fomentando o negócio, Danedis tentou pegar crédito em um grande banco. A burocracia e as exigências, no entanto, tornaram o processo complicado. Foi durante um curso que ela descobriu a possibilidade de pegar empréstimos com o Crédito Pérola com condições facilitadas para refugiados. “Foram R$ 2000 que acessei pelo Creditodos que nos ajudaram muito, porque possibilitou que comprássemos material para estoque e equipamentos melhores, como uma máquina de solda”, conta ela, sobre o recurso que receberam da instituição.
 
Atualmente, o empreendimento Isbacori Moveis já emprega outras quatro pessoas, além de Danedis e Jesus. O principal produto comercializado pela empresa são os jogos de terraço, compostos por quatro cadeiras com almofadas, e mesa de centro com tampo de vidro. Há a possibilidade, também, do produto ser customizado de acordo com a vontade do cliente – é possível trocar a cor do conjunto, escolher o formato das cadeiras e inclusive personalizar o tamanho dos móveis. Os produtos são pensados e produzidos para áreas externas, porque são resistentes ao sol, à chuva, à maresia e à areia.
 
Mesmo diante dos tantos obstáculos enfrentados e já superados, Danedis deseja ajudar outros profissionais no futuro e ampliar suas vendas para todo o Brasil. “Assim como eu tenho a oportunidade, quero ajudar mais gente a aprender e gerar mais empregos”. 

(Texto incluído na plataforma em Março de 2022)