Geraldine, natural da Venezuela, manicure em Cuiabá
Cosméticos e Beleza
Boa parte da vida de Geraldine se passou dentro de salões de beleza. A venezuelana começou a trajetória no ramo em 2007, ao fazer um curso técnico de manicure, e trabalhou em um salão de Caracas por quatro anos. Aprendeu bastante, aprimorou as técnicas, inclusive como cabeleireira e maquiadora, e resolveu empreender por conta própria. Porém, a situação econômica da Venezuela fez com que buscasse meios de sobreviver em outros países.
Veio ao Brasil acompanhada do filho caçula de 5 meses, e se surpreendeu com a acolhida do país às pessoas refugiadas e migrantes. Por ter uma amiga em Cuiabá, decidiu se estabelecer na capital mato-grossense.
Geraldine conta que, desde que chegou ao Brasil, em 2019, tem sido empreendedora e não parou de se atualizar. Em Cuiabá, fez curso de manicure e de cabeleireira no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por intermédio do Centro de Pastoral para Migrantes, além de curso online de alongamento de unhas. Atualmente, ela atende em sua residência no bairro Coxipó da Ponte. Apesar das dificuldades, Geraldine planeja os passos futuros do negócio.
“Eu sei que realizo um bom trabalho e tenho que apostar em mim. Quero formalizar o negócio, abrir um espaço para atender. Domino muito a técnica de acrílico e também quero ensinar mais gente. Afinal, sou apaixonada pelo que eu faço”, reforça.
(Texto incluído na plataforma em Abril de 2023)