Johanna e Daniel, naturais da Venezuela, empresários em Taguatinga (DF)

Automotivo

Johanna e Daniel

Quando vivia na Venezuela, o mundo dos veículos era pouco familiar para Johanna. Estudante de direito, ela trabalhava junto ao poder judiciário do país enquanto seu marido, Daniel, já tinha uma longa carreira no setor automotivo.

Ela conta que a crise econômica e política que atinge a Venezuela há anos foi o fator que motivou a família a deixar o país. De lá, eles foram para o Equador, onde viveram por quatro anos. “Nossa experiência lá foi difícil, sofremos xenofobia e eu, como mulher, também fui vítima de assédio”, relembra Johanna. A temporada no Equador, no entanto, foi importante para que o casal conseguisse se capitalizar para investir no Brasil.

Johanna, o marido e os dois filhos chegaram a Taguatinga em junho de 2021. Com o apoio da irmã, que já vivia no Brasil há mais tempo, ela conseguiu alugar uma casa onde a família vive e que também funciona como o empreendimento Garagem Autocare.

Entre os serviços oferecidos por Daniel, que é responsável por toda a parte técnica da empresa, estão a restauração de painel, mudança de cor das peças plásticas do interior do veículo, isolamento acústico, pintura exterior e tudo mais que envolve a estética do automóvel.

Se antes Johanna pouco conhecia da área, hoje em dia a situação é bem diferente. Ela é responsável por toda a parte administrativa da empresa, pelas parcerias comerciais e também pela gestão das redes sociais do empreendimento. Foi de Johanna a ideia de investir em comunicação visual quando o casal iniciou o empreendimento no Brasil. “Cheguei a entregar folhetos na rua junto com o meu esposo, no intuito de tornar o negócio conhecido e fomentar a divulgação boca a boca”, explica ela.

Para o futuro, ela deseja investir ainda mais na comunicação visual da empresa e alugar um espaço maior, onde seja possível receber mais veículos – atualmente, a oficina tem capacidade para trabalhar com dois carros simultaneamente. “O que queremos é trabalhar”, finaliza.

(Texto incluído na plataforma em Maio de 2022)