Karla, natural da Venezuela, artesã em Manaus

Artesanato

Karla

O artesanato e as artes manuais fazem parte da história de Karla. Natural da ilha de Margarita, importante destino turístico venezuelano, ela passou a adolescência fazendo tranças nos turistas que frequentavam a praia e também vendendo pulseiras. Foi com a venda das pulseiras que ela e o então noivo custearam o casamento.

Em janeiro de 2016 o casal veio ao Brasil e, devido à crise econômica e política que atinge a Venezuela, se viu impossibilitado de voltar. “Na época em que viemos, já era difícil de conseguir produtos básicos, mas depois ficou ainda pior”, descreve Karla. A chegada ao Brasil não foi fácil: ela e o marido venderam água em semáforos e, depois, Karla aprendeu a fazer brigadeiros para vender os doces na porta de escolas em Manaus. Seu marido trabalhou como pedreiro. O objetivo de Karla, conta ela, era conseguir um emprego de carteira assinada para ter mais estabilidade e assim poder correr atrás dos seus sonhos.

Entre 2016 e 2020, ela trabalhou em uma rede de fast food – primeiro como atendente, depois, como monitora e supervisora. A chegada do filho Matheus, em plena pandemia da Covid-19, fez com que Karla tirasse do papel o sonho de abrir o próprio negócio, a loja online de artesanato Karliita Art.

“Eu já fazia muitos cursos online de artesanato e ganhei uma máquina de costura do meu marido. Resolvi, então, criar um Instagram para vender as coisas”, conta Karla, que produz diversos produtos em tecido. Os itens mais vendidos da loja são os nécessaires, feitas em diversos tamanhos e estampas, tudo de acordo com o gosto do cliente. Ela também produz bolsas, máscaras, porta notebooks, almofadas e outros itens.

Segundo Karla, o maior desafio que ela enfrenta hoje em dia é a necessidade de formar um estoque, o que demanda mais investimento. “Normalmente, o cliente prefere comprar um produto a pronta entrega, em que ele apenas o escolhe. O processo de encomendar um produto, pedir para fazer, é um pouco mais complicado”, detalha.

Para o futuro, a talentosa artesã deseja abrir um atelier, onde possa ter uma vitrine e mostrar aos clientes tudo o que produz, além de enviar as mercadorias da Karliita Art para todo o Brasil.

(Texto incluído na plataforma em Abril de 2022)