top of page

Miriam, natural da Venezuela, chef de cozinha em Manaus (AM)

Gastronomia

Miriam

Miriam, nascida na Venezuela e com formação em Estatística, iniciou sua jornada como empreendedora em 2019, quando decidiu se mudar para o Brasil para apoiar seus filhos que já viviam no país. Diante da necessidade de ter uma fonte de renda, ela começou a vender espetinhos de carne pelas ruas de Manaus.

Mais tarde, Miriam encontrou trabalho como auxiliar de cozinha em uma lanchonete e se aventurou vendendo hambúrgueres por delivery durante o período da pandemia. Enfrentou diversos desafios, inclusive a morte da mãe na Venezuela, mas estava determinada a seguir empreendendo.

Em 2022, deu mais um importante passo nesta jornada: foi selecionada para o Mujeres Fuertes, iniciativa da associação Hermanitos, Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) voltada ao empreendedorismo feminino. Miriam começou a vender tequenhos congelados, salgado típico venezuelano. Não satisfeita, buscou inovar e se dedicou ao preparo de massas congeladas coloridas à base de vegetais, como beterraba, cenoura, couve e tucumã. Além de tornar os produtos visualmente atraentes, as massas são nutritivas e mais saudáveis. Assim, nasceu o TQ+ Massinhas Nutritivas.

“Meu plano era ter um empreendimento quando me aposentasse na Venezuela, mas esse sonho está sendo construído no Brasil. Mais do que uma renda, é uma satisfação pessoal. Agora, meu objetivo é incorporar minhas massas coloridas na merenda escolar e aportar meu grão de areia neste país, que é o que melhor acolhe seus irmãos venezuelanos”, afirma Miriam.

Atualmente, ela vende tequenhos e as massas de nhoque e pastel congeladas por encomenda, em Manaus.

“Sou grata por tudo que consegui até agora. Migrar é renascer e não podemos viver do passado, pois a realidade está no presente. E o meu presente está no Brasil, onde meu dois netos nasceram”, finaliza.

(Texto incluído na plataforma em agosto de 2023)

bottom of page