Odris Carolina, natural da Venezuela, manicure em Manaus

Cosméticos e Beleza

Odris Carolina

Engenheira industrial, Odris Carolina tinha uma carreira estável na Hidrobolivar, empresa de fornecimento de água na Venezuela. Mesmo com um bom salário, ela conta que em 2018 já não conseguia mais pagar as contas. A decisão de migrar para o Brasil foi motivada – entre outros fatores – por um problema de saúde. Em meio à crise que assolava o país, todo o tratamento teria que ser pago em dólares, conta ela. “A consulta, o tratamento, o nosso aluguel, era tudo em dólares, e a gente ganhava em bolívares. A conta, por mais que quiséssemos, não fechava”, explica.

Junto com o marido, ela decidiu vir ao Brasil. Os primeiros contatos com o português foram por meio de um aplicativo de idiomas e de músicas brasileiras. Quando chegaram aqui, os dois planejavam viver em Curitiba, mas a desvalorização progressiva dos bolívares que trouxeram fez com que eles escolhessem Manaus como casa. Enquanto o marido consegui emprego em uma padaria, ela foi vender geladinho nos semáforos. “No primeiro dia vendi apenas cinco, foi uma decepção”, relembra ela, que resolveu investir em marketing para melhorar as vendas. “Fiz um cartão bonito e uma apresentação bem colorida para os produtos”, explica. Dois meses depois, as vendas chegavam a 70 itens por dia.

Odris entrou no ramo da estética e beleza por acaso. Ela foi junto com uma amiga fazer a inscrição para um curso de manicure e a professora, também venezuelana, a convidou para acompanhar as aulas. “Acabei gostando até mais do que as outras meninas que se inscreveram, especialmente depois das aulas práticas”, explicam Odris, que treinava fazendo as unhas do marido. Ainda durante o curso, ela conseguiu emprego em um salão de beleza.

Em março de 2020, Odris resolveu abrir o próprio empreendimento, depois que o salão onde trabalhava fechou as portas. Junto com a sócia Andreza, ela investiu pouco mais de mil reais para comprar o primordial. Com um orçamento limitado, ela usou os conhecimentos de engenheira para reformar o imóvel que alugou. No espaço Madame’s Beauty Studio, que funciona no bairro Coroado, em Manaus, Odris oferece serviços de manicure e pedicure, assim como alongamentos de unhas e sua sócia atua com design de sobrancelhas, extensão de cílios e depilação.

Logo após a abertura do centro de estética, as duas tiveram que fechar as portas por conta do lockdown imposto pela pandemia do coronavírus. O espaço voltou a funcionar em junho, seguindo uma série de cuidados e normas estabelecidos pela prefeitura de Manaus para evitar a propagação da doença. Mesmo diante das dificuldades, Odris se diz satisfeita com os rumos do empreendimento, e comemora o crescimento mês a mês. As redes sociais, conta ela, também vêm se mostrando um importante canal de comunicação com as clientes.

Para 2021, ela planeja fazer um curso de atualização e aprender novas técnicas de alongamento de unhas. “O que temos para este ano é seguir crescendo e tornar nosso espaço ainda maior, melhor e mais bonito”, conta ela, animada com a perspectiva de dias melhores.

(Texto produzido em Fevereiro de 2021)