Somar, natural da Síria, confeiteiro no Rio de Janeiro (RJ)

Gastronomia

Somar

Durante sua infância na Síria, Somar alimentava o sonho de morar no Brasil. Queria mais oportunidades para o seu futuro e enxergava isso no país a 11 mil quilômetros de distância, onde alguns parentes já residiam. No entanto, foi apenas em 2011, com a eclosão da guerra civil Síria e a obrigatoriedade de servir ao Exército, que Somar se viu obrigado a partir. “Não tinha saída. Já nos primeiros três, quatros meses da guerra, perdi dois amigos e um primo”, relembra.

Ele chegou ao Rio de Janeiro em 2012 e trabalhou por nove anos em restaurantes de parentes, em diversas áreas, como atendimento, cozinha e administrativo. Neste período, aprendeu mais sobre o negócio na área de gastronomia e aprofundou os conhecimentos culinários que trouxe da Síria, onde também era funcionário em restaurantes. Em 2021, decidiu empreender e fundou o Safita Doces. “O ramo de doces árabes é muito raro, porque é artesanal e bem difícil de fazer. Tem vários segredos e não pode errar na receita. Eu aprendi com um amigo lá na Síria. Hoje, apresento, no Rio de Janeiro, algo gostoso, bonito, com preço justo e internacional”, explica, acrescentando que, apesar do nome do empreendimento, também vende salgados árabes.

Diante do crescimento do negócio e pedidos de clientes, Somar abriu, recentemente, uma lanchonete em uma galeria no bairro da Tijuca. Além disso, trabalha com entregas e encomendas pelo Instagram e iFood, assim como realiza eventos. “Hoje sou 50% sírio e 50% brasileiro. Eu me acostumei e não posso deixar de viver aqui. Meu sonho é ser a primeira grande doceria árabe do Rio de Janeiro”, planeja.

(Texto incluído na plataforma em Agosto de 2022)