Vicmalia, natural da Venezuela, confeiteira em Manaus

Gastronomia

Vicmalia

Confeiteira de mão cheia, Vicmalia produzia e vendia doces junto com sua irmã em Ciudad Guayana, na Venezuela. “Como imigrante, enfrentei muitas mudanças, e comecei o empreendimento com a ideia de explorar minhas habilidades manuais, mas também de fazer algo novo, usando novos materiais e novas frutas”, conta a confeiteira, sobre as delícias que produz.

Sua trajetória da Venezuela até o Brasil não foi fácil. Ela conta que deixou a Venezuela junto com a família levando apenas 50 dólares no bolso. Eles chegaram em Pacaraima e, 15 dias depois foram para Manaus. Vicmalia conta que, sem nenhum contato na capital amazonense, chegou a dormir na rua até ser levada para um abrigo, onde ficou por cerca de seis meses.

Atualmente, ela e o esposo se dedicam integralmente a Vicmar Criações, empresa fundada em outubro de 2020, produzindo sobremesas, bolos, bombons, tortas e outros doces – sendo o maior sucesso o bolo de chocolate com coco. Enquanto Vicmalia é responsável por preparar os produtos em sua casa, cabe ao seu marido comprar os ingredientes e fazer as entregas. Ela explica que as redes sociais foram importantes aliadas na hora de impulsionar as vendas, mas também contou com uma rede de amigos e conhecidos em Manaus, que viraram sua clientela fiel.

Ela conta que o agravamento da pandemia de Covid-19 no final de 2020 afetou seu negócio e reduziu as vendas. Mesmo assim, Vicmalia segue exercitando a criatividade e inovando nos produtos que oferece. Para 2021, ela estuda alugar um espaço exclusivo para o negócio, e também pensa em solicitar crédito para ampliar o empreendimento. “Minha meta é, além de crescer, poder ajudar as pessoas, tanto venezuelanos que cheguem por aqui como brasileiros”, define.

(Texto produzido em Fevereiro de 2021)