Yolimar, natural da Venezuela, chef em Sumaré (SP)

Gastronomia

Yolimar

A vinda da família de Yolimar para o Brasil foi repleta de desafios. Natural da Venezuela e mãe de três filhos, ela conta que a família chegou a passar fome no país de origem, por conta da falta de recursos econômicos para comprar alimentos básicos como arroz, feijão e ovos. “Eu e meu esposo trabalhávamos em boas empresas e, mesmo assim, nossa renda mensal não dava para isso”, conta ela, formada em Pedagogia e com quase 20 anos de experiência profissional.

Em fevereiro de 2019, a família chegou a Nova Odessa, no interior de São Paulo. Yolimar foi trabalhar em uma escola de espanhol e também fazia faxinas e seu esposo passou um tempo fazendo pequenos serviços, até conseguir se recolocar na sua área, como operador de máquina e ferramentas. As coisas ficaram novamente difíceis para a família quando o marido de Yolimar adoeceu, precisou sair do trabalho e fazer quatro sessões de hemodiálise por semana. Empreender, conta ela, acabou sendo uma saída para dar conta das despesas, cuidar dos filhos e também encarar de frente a nova fase.

Atualmente, Yolimar se dedica ao negócio familiar Sabor de Mi Tierra, que tem como principal produto as arepas, prato típico venezuelano. A arepa, conta Yolimar, é feita de farinha de milho e pode ser recheada com diversos ingredientes como carne, frango, queijo, presunto e feijão. “Começamos as vendas em casa, aos poucos, para vizinhos e amigos”, conta ela, que logo passou a comercializar os produtos na feira noturna de Nova Odessa.

Com a chegada da pandemia, e em busca de um melhor tratamento para o esposo, Yolimar se mudou com a família para a cidade de Sumaré, vizinha de Nova Odessa. Enquanto espera a autorização da prefeitura para trabalhar na feira livre da cidade, Yolimar mantém as vendas por encomenda.

Ela conta que, além do idioma, sua principal dificuldade para empreender foi fazer com que o público aceitasse a comida, por se tratar de um tempero e de uma massa diferente. “Mesmo assim a aceitação vem crescendo, e sempre surgem novos clientes, porque a gastronomia venezuelana é um nicho de mercado inexplorado na cidade”, explica Yolimar. O maior sucesso de vendas da Sabor de Mi Tierra, conta ela, é a arepa pabellon, recheada com feijão preto, banana da terra, carne desfiada e queijo prato.

Para o futuro, ela sonha em firmar uma parceria para conseguir maior apoio para o seu negócio. Além disso, Yolimar pretende abrir um restaurante onde possa vender, não apenas arepas, mas também marmitex ao estilo venezuelano, com pratos como peixe frito e salada, pabellon, arroz com frango e mandioca. “O empreendedorismo nos leva à autossuficiência, e sabemos que aqui no Brasil é possível”.