Abraham e Yhoselyn, naturais da Venezuela, empreendedores em Curitiba/PR
Gastronomia

Abraham veio da Venezuela ao Brasil em 2019. Para sobreviver, vendia batatas e bananas chips na rua. Logo depois chegaram a sua esposa, Yhoselyn, e a mãe dele. Porém, com o início da pandemia de Covid-19, não poderiam ficar na rua expostos, então tiveram que adaptar o empreendimento.
Com um saco de batata que havia sobrado, a mãe de Abraham deu a ideia de fazer batata recheada, afinal conheciam o prato e já o preparavam na Venezuela. Foram aperfeiçoando e acrescentando mais pratos que aprenderam de forma autodidata. Elaboraram um cardápio enxuto, com comidas típicas da Venezuela, para vender em casa. Eles moram em Curitiba, no Paraná.
Depois de um ano de sucesso, adaptaram os espaços da casa, como a cozinha e o jardim, para receber os clientes. Hoje, com cinco anos de existência, o restaurante Opa Salgados vende pratos como patacón (um salgado de banana da terra frita), frango frito, arepas empanadas, batata recheada, salchipapa, cachapas e sobremesas. Também oferece um suco tradicional venezuelano de rapadura com limão.
Para o futuro do negócio, o casal deseja que seu restaurante seja cada vez mais reconhecido e que todos possam conhecer a comida e tradição da Venezuela.
(Texto incluído na plataforma em Novembro de 2025)
