RF2300984_IMG_4522.jpg

Conheça

o projeto

A Plataforma Refugiados Empreendedores surge no contexto da crise global despertada pela pandemia do Covid-19 como uma ferramenta para dar maior visibilidade aos negócios liderados por empresários refugiados no Brasil. 

 

Além de uma crise de saúde pública, a pandemia também afeta as pessoas deslocadas à força de forma desproporcional, causando mais do que uma crise de saúde, lacunas na proteção e na situação socioeconômica daqueles que precisam fugir de seus lares em busca de segurança. 

 

Nesse contexto, é essencial promover parcerias inovadoras para a inclusão das pessoas refugiadas através da expansão das oportunidades de subsistência a longo prazo. Mais do que ser a principal ferramenta do ACNUR para apoiar o empreendedorismo dos(as) refugiados(as), essa plataforma pretende se consolidar como referência para o setor privado para a promoção de como fazer negócios com refugiados. 

 

Por aqui, também é possível encontrar uma série de histórias incríveis e inspiradoras, que podem ajudar tanto refugiados(as) que queiram iniciar ou fortalecer seus negócios no país quanto brasileiros(as) que desejam conhecer mais sobre esses empreendimentos – e incluí-los em seu dia-a-dia. 

 

E é importante lembrar que, apesar de ter sido criada diante de uma crise de saúde global, o ACNUR e o Pacto Global pretendem que a plataforma seja duradoura e possa alcançar públicos variados, mesmo depois que a crise do Covid-19 for superada.

 

Iniciativa

ACNUR

ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua de forma coordenada com governos, organizações da sociedade civil, academia e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.

 

Em seus 70 anos de atuação, a Agência da ONU para Refugiados já protegeu e ajudou milhões de pessoas a recomeçarem suas vidas. Por esse trabalho humanitário, recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981). No Brasil, o ACNUR é pautado pelos mesmos princípios e funções que em qualquer outro país: proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas.

 

A agência possui escritório central em Brasília e unidades em São Paulo (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Pacaraima (RR) e Boa Vista (RR).

PACTO_GLOBAL

PACTO GLOBAL

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
 
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.

A Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior rede do mundo, com mais de 1100 membros. Em 2015, eram menos de 500 participantes, um crescimento de mais de 100%. 

 

Parceria

1ALIANCA.png

ALIANÇA EMPREENDEDORA

A Aliança Empreendedora é uma organização social fundada em 2005 que tem por objetivo gerar novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. A organização já apoiou mais de 100 mil microempreendedores a iniciar ou desenvolver seus negócios. Para isso, a Aliança Empreendedora capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades de baixa renda, co-criando protagonismo econômico e social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa. Desde 2014 a organização passou a trabalhar também com migrantes e refugiados, desenvolvendo também cursos presenciais e online 100% gratuitos em espanhol.  Em 2020 foi lançada uma plataforma com todos os conteúdos em espanhol, o Estamos Juntos, com o objetivo de gerar mais oportunidades de crescimento por meio de cursos online, conteúdos, ferramentas de desenvolvimento e autoconhecimento. A plataforma foi lançada com o apoio da USAID do Povo dos Estados Unidos e parceria da OIM – Organização Internacional do Trabalho.

3icf.png

IFC

A IFC — organização do Grupo Banco Mundial — é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. A organização trabalha em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimento técnico e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, a IFC investiu US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. 

Logo IRME (1).jpg

INSTITUTO REDE MULHER EMPREENDEDORA

O Instituto Rede Mulher Empreendedora, criado em 2017, é uma organização sem fins lucrativos que atua desenvolvendo e apoiando projetos e capacitações para a conquista da autonomia e independência econômica de mulheres em todo Brasil. Entre os projetos estão o Ela Pode, que com apoio do google.org, capacitou mais de 150 mil mulheres para geração de renda, Heróis Usam Máscaras, com apoio do Itaú, Bradesco e Santander, que gerou renda para 6 mil mulheres costureiras na fabricação de mais de 11 milhões de máscaras, o Elas Prosperam, com apoio da Visa, que realizou mentorias com 294 mulheres líderes de negócios e disponibilizou conteúdo online para outras 3600, e o Potência Feminina, que via plataforma de cursos e apoio à 10 OSCs em diferentes regiões do Brasil, capacitará 50 mil mulheres em empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia. 

MISSÃO: Apoiamos e respaldamos projetos e iniciativas que empoderem empreendedoras, garantindo independência financeira e de decisão pessoal.

 

VISÃO: Acreditamos que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também a da sociedade, pois quando elas têm negócios que dão certo, investem em suas comunidades, especialmente, para que haja um contínuo desenvolvimento, e tratam seus públicos de interesse como uma família estendida, pois acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.

 

VALORES

– Igualdade de gênero

– Oportunidade para todos

– Educação

– Capacitação acessível

– Colaboração social

2MIGR.png

MIGRAFLIX

O Migraflix é uma startup social com sede em São Paulo, que trabalha pela integração socioeconômica de migrantes. Fundado em 2015, o Migraflix tem dois pilares básicos de trabalho. Em primeiro lugar, a implantação de programas de empreendedorismo e emprego que permitem aos migrantes viver de forma independente e autônoma nos seus novos países de residência. Em segundo lugar, o Migraflix busca aproximar os migrantes e suas comunidades anfitriãs, moldando uma narrativa pública equilibrada sobre a migração e reconhecendo seus impactos positivos na coesão social, apoio à diversidade, crescimento econômico e inovação. 

 

Esse trabalho é realizado com o apoio de uma ampla gama de parceiros, incluindo diversas agências das Nações Unidas, Facebook, Accenture, Banco Interamericano de Desenvolvimento e várias agências das Nações Unidas.

 

O Migraflix já apoiou diretamente mais de 1000 migrantes com programas de inclusão econômica e integração social em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Boa Vista. Além disso, o Migraflix envolveu mais de 50.000 brasileiros neste trabalho com uma combinação de workshops culturais, eventos gastronômicos e palestras motivacionais. O Migraflix acredita que a oportunidade de apresentar aos brasileiros a cultura e as histórias inspiradoras dos migrantes começará a formar uma narrativa mais positiva sobre a migração. 

 

O Migraflix planeja sua primeira expansão internacional em 2021, quando lançará programas de empreendedorismo para migrantes venezuelanos e comunidades locais em Bogotá, Colômbia e Lima, Peru.

Captura de Tela 2021-02-09 às 17.44.41.

FACEBOOK

Fundado em 2004, a missão do Facebook é dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. As pessoas usam os aplicativos e tecnologias do Facebook para se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e desenvolver negócios.