Conheça
o projeto
A Plataforma Refugiados Empreendedores surge no contexto da crise global despertada pela pandemia de Covid-19 como uma ferramenta para dar maior visibilidade aos negócios liderados por empresários(as) e refugiados(as) no Brasil.
Além de uma crise de saúde pública, a pandemia também afetou as pessoas deslocadas à força de forma desproporcional, causando mais do que uma crise de saúde, lacunas na proteção e na situação socioeconômica daqueles que precisam fugir de seus lares em busca de segurança.
Nesse contexto, é essencial promover parcerias inovadoras para a inclusão das pessoas refugiadas através da expansão das oportunidades de subsistência a longo prazo. Mais do que ser a principal ferramenta do ACNUR para apoiar o empreendedorismo dos(as) refugiados(as), essa plataforma pretende se consolidar como referência para o setor privado para a promoção de como fazer negócios com refugiados.
Por aqui, também é possível encontrar uma série de histórias incríveis e inspiradoras, que podem ajudar tanto refugiados(as) que queiram iniciar ou fortalecer seus negócios no país quanto brasileiros(as) que desejam conhecer mais sobre esses empreendimentos – e incluí-los em seu dia a dia.
Iniciativa
ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua de forma coordenada com governos, organizações da sociedade civil, academia e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.
Em seus 72 anos de atuação, a Agência da ONU para Refugiados já protegeu e ajudou milhões de pessoas a recomeçarem suas vidas. Por esse trabalho humanitário, recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981). No Brasil, o ACNUR é pautado pelos mesmos princípios e funções que em qualquer outro país: proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas.
A agência possui escritório central em Brasília e unidades em São Paulo (SP), Manaus (AM), Belém (PA) e Boa Vista (RR).
PACTO GLOBAL
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.
O Pacto Global da ONU no Brasil é a terceira maior rede do mundo, com mais de 1100 membros. Em 2015, eram menos de 500 participantes, um crescimento de mais de 100%.