top of page

Alejandra e Ivan, naturais da Venezuela, empreendedores no Rio de Janeiro (RJ)

Construção e Móveis

Alejandra e Ivan

A trajetória de Alejandra, Ivan e seus quatros filhos no Rio de Janeiro já soma 13 anos. A família desembarcou na capital carioca, em 2010, para Ivan fazer um doutorado em Arquitetura. “Na hora de voltar para a Venezuela, percebemos que a situação do país estava se deteriorando. Pensamos muito nos nossos filhos, eles eram ainda crianças, o mais novo tinha 11 meses e o mais velho, 10 anos, então decidimos pedir refúgio no Brasil”, conta Alejandra.

Aproveitando as experiências que tinham acumulado - ele em Arquitetura e ela em Design de Produtos -, criaram uma loja de decoração de interiores e móveis planejados. A iniciativa fez sucesso, porém, depois de oito anos, mudaram o conceito do empreendimento para um escritório de Arquitetura, o Por Architectura. O objetivo foi ter mais tempo livre para priorizar a educação dos filhos. “Vivemos muitos anos focando bastante no negócio, tivemos de fazer acontecer por nós mesmos. E como refugiados não temos suporte da família, que continua na Venezuela, então percebemos que não poderíamos deixar de dar suporte aos nossos filhos. A melhor opção era empreender de uma forma mais leve para dar atenção a eles”, explica a empreendedora.

Atualmente, eles contam com dois pontos de atendimento a clientes no Rio de Janeiro: na Barra da Tijuca e em Bonsucesso. O casal consegue executar o serviço também em São Paulo e, além disso, atende de forma remota clientes em qualquer parte do Brasil e do mundo para elaborar o projeto arquitetônico. Em paralelo ao negócio, Alejandra usa toda sua experiência como empreendedora para oferecer mentorias, online e presenciais, a outras mulheres. Em 2022, inclusive, ela começou a participar do projeto Venezuela Global, no qual atende turmas de mulheres venezuelanas.

"Às vezes nós, mulheres, precisamos de uma palavra de incentivo. O foco das minhas palestras é nos respeitarmos como mulheres. Temos muitos papéis e precisamos estar em equilíbrio para não nos perdemos no caminho. Levo um conceito de vida, de empreendedorismo e de família. Mostro ferramentas de como organizar o negócio, de como vender mais, mas, principalmente, de como não esquecermos nosso papel na família.

(Texto incluído na plataforma em Junho de 2023)

bottom of page