Ana Maria e Paulino, naturais da Venezuela, chefs em Boa Vista (RR)
Gastronomia
O Frango Frito Delivery nasceu em um período conturbado para Ana Maria e Paulino. Em maio de 2020, com os impactos da pandemia da Covid-19, o casal de venezuelanos ficou desempregado e precisou buscar alternativas para manter a casa e os dois filhos que moravam com eles. Paulino viajou para a Venezuela a fim de vender a casa da família. Já Ana Maria e os filhos ficaram para pesquisar o que ainda não era comum no mercado gastronômico de Boa Vista, Roraima, cidade onde viviam desde 2019.
A família encontrou um produto ainda pouco explorado e decidiu investir nele: pequenas tiras de frango empanadas e crocantes. Compraram, então, dois quilos de frango e começaram, em casa, os primeiros preparos. As encomendas eram feitas pelo WhatsApp.
Essa não era a primeira experiência deles como empreendedores no ramo. Na Venezuela, o casal administrou um restaurante por sete anos. Chegaram a ter uma equipe de sete funcionários, mas a situação socioeconômica do país obrigou que fechassem as portas. Ana Maria, professora de educação especial, passou a se dedicar ao atendimento de crianças em um centro especializado, e o marido abriu uma empresa de manutenção e trabalhou como motorista particular.
“As coisas estavam muito difíceis. Eu morava longe do trabalho e não tinha combustível para chegar até lá. Com nosso salário, só dava para comprar o básico de comida. Então decidimos vir para o Brasil, onde nossos três filhos já moravam”, relembra Ana.
Hoje o casal se divide nas atividades do Frango Frito. Ela cuida da parte administrativa e de delivery, que atualmente é feita pelo iFood, e ensinou ao marido o preparo dos pratos. Ele é o responsável pela cozinha, com os petiscos e pratos com frango, batata frita, calabresa e hambúrguer, além do atendimento aos clientes.
Para expandir o negócio, Ana e Paulino contaram com alguns apoios fundamentais. Tiveram uma mentoria do iFood que auxiliou a inclusão do restaurante na plataforma e apoio para vendas. Também contaram com o suporte da Fundação Fé e Alegria, com um curso de empreendedorismo e recursos para a compra de uma geladeira, importante para manter estoque dos produtos. Fizeram ainda o curso Up Digital Marketing, do Sebrae, em parceria com ACNUR e ONG Hermanitos, e o curso de empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil. Agora, já começam a colher os frutos do esforço familiar. Aos fins de semana, com o aumento da demanda, contratam uma ajudante venezuelana.
“Meu sonho, a médio e longo prazo, é fazer franquias do Frango Frito”, planeja Ana Maria.
(Texto incluído na plataforma em Setembro de 2022 e atualizado em Dezembro de 2022)