Angel Manuel, natural da Venezuela, chef em Manaus

Gastronomia

Angel Manuel

No Brasil desde 2016, Angel conta que se tornou empreendedor aos poucos. Da Venezuela, ele trouxe a experiência na área e a paixão pela gastronomia. “Minha primeira professora foi minha mãe, que sempre trabalhou em cozinhas e em casas de família, e levava para casa a experiência que ganhava nesses locais”, conta ele.

Já adulto, ele trabalhou em restaurantes industriais durante aproximadamente cinco anos. Enquanto vivia no país natal, Angel passou por diversas funções como caixa, estoquista, auxiliar de cozinha e cozinheiro. Aqui no Brasil, depois de trabalhar na área do turismo e também em um restaurante, ele sentiu que era a hora de abrir seu próprio empreendimento.

No ano de 2019, ele organizou um evento na garagem da sua casa, com o objetivo de atrair o público brasileiro a provar a comida venezuelana. “A maioria do público acabou sendo de venezuelanos que viviam em Manaus e tinham saudade da comida típica do nosso país”, relembra Angel. Aos poucos, o evento se tornou empreendimento fixo, aberto todos os domingos. “A demanda foi crescendo, e dai passamos a abrir nas sextas e nos sábados”.

Com o sucesso da iniciativa, Angel começou a comprar equipamentos e mobília para o negócio, que funciona na sua casa e tem um ar “campestre”, transportando os clientes de volta à Venezuela. Atualmente, cinco membros da família do empresário trabalham no restaurante, chamado Sabor de Mi Tierra.

Segundo Angel, a pandemia da Covid-19 afetou severamente o negócio, que ficou fechado durante quatro meses. Mesmo apostando no delivery, o empresário viveu dias difíceis. “O movimento mesmo com entrega ficou bastante fraco, porque muitos venezuelanos perderam o emprego e ficaram sem trabalho por conta da crise, e 90% do nosso público hoje em dia é venezuelano”, explica.

Com o afrouxamento das restrições para conter o surto da doença, Angel conta que o empreendimento está “regular”, mas aponta algumas dificuldades para empreender como a alta no preço dos alimentos e da gasolina. “Ainda assim, nos mantemos”. As portas do Sabor de Mi Tierra estão abertas em horário normal, das oito da manha até as cinco da tarde, de quinta-feira a terça feira. Além disso, as delícias do menu como arepas, empanadas e cachapa [um tipo de panqueca feita de farinha de milho] também estão disponíveis através do delivery.

Para o futuro, Angel sonha em ter um restaurante maior, para oferecer mais conforto para os seus clientes. “Sei que vou atingir minhas metas, e já venho pensando em fazer algumas remodelações no local onde o Sabor de Mi Tierra funciona atualmente”, conta ele, que também almeja ser um grande empresário. “Algo que falo sempre para meus compatriotas que querem empreender é: ‘não desista, persevere e siga adiante’. Quando chegamos a um país, chegamos para seguir adiante”.

(Texto incluído na plataforma em Novembro de 2021)