Beatriz, natural da Venezuela, empreendedora em Lauro de Freitas-BA
Design e Arte
Em 2018, Beatriz percorreu a pé e pediu carona por dois dias até conseguir atravessar a fronteira entre a Venezuela e o Brasil. Estabeleceu-se em Roraima, e posteriormente, suas duas filhas e seu marido se juntaram a ela. Embora tenha conseguido uma oportunidade de emprego em Lauro de Freitas, na Bahia, a pandemia de COVID-19 a deixou desempregada.
Diante desse cenário, Beatriz começou a explorar alternativas para empreender e descobriu o trabalho com resina. Dominando a técnica por conta própria, ela também fez um curso de empreendedorismo on-line em 2022, por meio da ONG Vila Internacional, recebendo ao fim uma ajuda de R$500,00. Com esse suporte, adquiriu materiais e iniciou sua produção. Atualmente, seu negócio consiste na venda de chaveiros, canetas e lembranças personalizadas.
"Meu plano para o empreendimento é conquistar reconhecimento e estar à frente. Tenho o desejo de me dedicar integralmente ao meu negócio e, assim, ter mais tempo para acompanhar minha filha", comenta Beatriz.
(Texto incluído na plataforma em dezembro de 2023)