Benediction, natural da República Democrática do Congo, estilista e maquiadora em Belo Horizonte

Cosméticos e Beleza

Benediction

Natural da República Democrática do Congo, Benediction conta que sua maior dificuldade ao chegar no Brasil, há cinco anos, foi o idioma português. Em seu país natal, ela havia estudado corte e costura e no Brasil, se especializou em maquiagem, com foco na pele negra.

Versátil, ela começou a produzir roupas africanas para vender e também passou a oferecer serviços profissionais de maquiagem, atendendo noivas, debutantes e outros tipos de festa. Além disso, Benediction dá aulas de inglês e de francês no pouco tempo que tem livre.

No âmbito da moda, Benediction produz roupas sob medida usando tecidos importados, que vem direto do seu país de origem. Além de serem 100% algodão, ela conta que o diferencial dos tecidos que utiliza são as cores vibrantes. Ela produz todo tipo de roupa, mas tem como marcas registradas as camisetas e turbantes, que vende sob encomenda e também a pronta entrega.

Já na área da beleza, ela dá atenção especial para as clientes de pele negra, um nicho pouco explorado por profissionais de beleza brasileiros, segundo ela. “Esse tipo de serviço é difícil de encontrar no Brasil”, conta a artista, que busca a maioria dos produtos que utiliza no exterior. “As bases e os corretivos do mercado nacional nem sempre são adequados para esse tipo de pele”, explica.

Diante da crise do Covid-19, Benediction se reinventou. Ela conta que teve a maioria dos atendimentos de maquiagem suspensos, por conta da proibição dos eventos, e precisou fortalecer a divulgação dos produtos nas redes sociais, mesmo com uma marca já estabelecida. “Nem todo mundo tem o hábito de comprar pelas redes sociais, muita gente frequenta feiras”, explica a empresária, que vende seus produtos online e envia para todo o Brasil. Ela também começou a produzir máscaras, já que a matéria prima que usa para costurar é 100% algodão, dentro das recomendações da Anvisa.

Para 2021, ela espera a retomada das atividades presenciais. Se isso se concretizar, Benediction pretende abrir um estúdio aonde ela possa combinar as paixões por moda e por maquiagem, expondo suas peças de roupa e atendendo suas clientes.

(Texto produzido em Fevereiro de 2021)