top of page

Carolina, natural da Venezuela, confeiteira em Manaus-AM

Gastronomia

Carolina

A relação de Carolina com a confeitaria começou ainda na Venezuela, quando sua irmã encomendou um bolo de casamento e ele não atendeu as expectativas. Perceberam uma oportunidade de mercado e uma profissão em potencial. Assim, mesmo morando em estados diferentes, elas faziam cursos na área e compartilhavam conhecimentos. A confeitaria ajudou na renda extra da família.

Porém, diante da situação enfrentada pela Venezuela, Carolina decidiu atravessar a fronteira com o Brasil em janeiro de 2021. Acompanhada dos três filhos pequenos, veio encontrar seu marido e a primogênita, que viviam em Manaus. Em meio aos desafios impostos pela pandemia e as dificuldades, Carolina lembra que teve que fazer uma pausa na produção de bolos, porque não tinham nem fogão em casa.

Em 2023, ela enxergou a oportunidade de retomar sua atividade por meio do projeto Mujeres Fuertes. A iniciativa do ACNUR, em parceria com Hermanitos e Ministério Público do Trabalho do Amazonas e Roraima (MPT-AM/RR), oferece cursos de gastronomia, empreendedorismo, marketing e fornece utensílios para que mulheres possam iniciar seus negócios. Após o projeto, Carolina fundou o “Bolos da Karol”, especializado em doces, principalmente decorados e cobertos de pasta americana. A primogênita Melanie ajuda no empreendimento, cuidando das redes sociais e revisando os detalhes dos bolos.

“Meu marido morreu de câncer em 2024, então fiquei sozinha com meus filhos no Brasil. Mas eu sei que tem alguma coisa boa esperando por mim, aqui tem muitas oportunidades. Meu sonho é expandir meu empreendimento, ter uma loja própria e trabalhar com bolos a pronta-entrega, o que seria um diferencial”, relata.

(Texto incluído na plataforma em setembro de 2024)

bottom of page