Christian, Rosa e Marian, naturais da Venezuela, empreendedores em Cunha (SP)
Gastronomia

A jornada dos irmãos venezuelanos Christian, Rosa e Marian até Cunha, a 200 quilômetros de São Paulo, foi repleta de desafios. Quando as dificuldades para encontrar comida na Venezuela se agravaram, perceberam que era hora de partir. Após uma temporada no Peru, Christian foi o primeiro a chegar à cidade, em 2018, por influência de um amigo e uma oportunidade de trabalho em um restaurante.
Formado em Gastronomia e com experiência em restaurantes peruanos e brasileiros, ele logo enxergou uma oportunidade de empreender. Com o apoio da família, decidiu abrir um restaurante em parceria com Rosa, também com formação na área e ambos responsáveis pela cozinha, enquanto Marian cuida do atendimento. Assim nasceu o Átrio, um espaço que se destaca desde os móveis sustentáveis, feitos pela própria família. “Meu pai é arquiteto e nos ajudou a desenhar as cadeiras. Também fizemos a bancada e outros móveis com madeira reciclada”, conta Christian.
No cardápio, a fusão entre Venezuela, Peru e Brasil ganha forma em uma cozinha latina moderna, com pratos como lomo saltado, tequenhos, arepas, arroz chaufa, patacón e sucos típicos.
“Queremos expandir o restaurante, já que a aceitação do público tem sido ótima. Mas queremos crescer de forma sustentável, sempre respeitando o meio ambiente. Trabalhamos com alimentos orgânicos, sazonais e regionais”, destaca Christian.
(Texto incluído na plataforma em abril de 2025)