Emran, natural do Afeganistão, empreendedor em São Paulo (SP)
Gastronomia

Emran Ahmad Niazi, natural do Afeganistão, chegou no Brasil em dezembro de 2022, na cidade de São Paulo, acompanhado do seu irmão. Sem terem para onde ir, foram acolhidos em um abrigo por 30 dias. Emran não sabia falar português, mas com o apoio de uma colega e aulas no SESC, aprendeu em cinco meses. Assim, junto com o irmão, começou a ajudar outros afegãos que estavam chegando no país. Esse apoio acabou se transformando em uma organização da sociedade civil chamada ARRO.
Como teve uma cafeteria no Afeganistão, viu que a vivência na área de Gastronomia poderia ser um caminho para empreender no Brasil. Depois de uma experiência positiva no Museu do Imigrante com venda de comida afegã, decidiu seguir nesta área.
Atualmente, Emran se dedica à produção e venda de comida afegã em festivais e feiras em São Paulo. Lançou a marca MANTÚ para dar visibilidade à culinária de seu país de origem . Seu próximo passo é desenvolver a marca e ter uma cozinha própria para poder avançar na produção. “Meu maior sonho é levar a minha marca para outros estados, para que outras partes do Brasil possam conhecer a MANTÚ e a culinária afegã”, destaca
(Texto incluído na plataforma em setembro de 2025)
