top of page

Família Morado, natural da Venezuela, empreendedora em Dourados-MS

Gastronomia

Família Morado

Raquel e seu marido Antonio, acompanhados da filha Génesis e do genro César, decidiram deixar a Venezuela em 2019 para reconstruir a vida no Brasil. Escolheram como destino a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde a irmã de Raquel já morava há alguns anos, a mais de 4 mil quilômetros de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

A família encontrou empregos em empresas privadas, como padarias, pet shop e madeireiras. No entanto, em 2023, foram demitidos e precisaram buscar uma alternativa. A solução veio pela Gastronomia, área na qual o casal já tinha experiência, pois tinham um restaurante de comida internacional na Venezuela.

Assim, fundaram a Arepas da G, com toda a família se dedicando ao novo negócio. Os pais são responsáveis pela produção das arepas (prato à base de milho) e seus diversos recheios, além dos tequeños (enrolado de massa de trigo recheado com queijo ou chocolate) e da tizana (bebida refrescante típica feita com frutas). A filha cuida dos patacones (banana-da-terra frita, com carne ou frango) e junto com o marido se encarrega da publicidade, das entregas e do transporte.

“Hoje toda a família depende do empreendimento, mas somos uma equipe bem organizada. Em Dourados, muitas pessoas ainda não conhecem a arepa venezuelana, mas quem prova, gosta muito”, relata Raquel.

Toda essa dedicação tem rendido frutos. A Arepas da G participa de duas feiras semanais na cidade e realiza entregas por delivery. Os planos da família agora são ampliar a participação em feiras e tornar os pratos venezuelanos ainda mais conhecidos na cidade.

(Texto incluído na plataforma em maio de 2024)

bottom of page