Ibrahim, natural da Síria, empreendedor em São Paulo (SP)
Tecnologia

“Com a guerra no meu país, precisei deixar tudo para trás. E o Brasil é um país acolhedor, onde era possível chegar sem correr risco de morte na travessia.”
É assim que Ibrahim resume os motivos que o trouxeram ao Brasil em 2014 — sem conhecer ninguém no país e nem falar português. Ele enfrentou uma série de desafios nos primeiros anos, mas, ainda assim, conseguiu aproveitar sua formação em Engenharia da Computação e, com o apoio de uma igreja, foi encaminhado para uma vaga de emprego como técnico de informática.
Na função, desenvolveu novas habilidades e se aprofundou no universo do hardware. Três anos depois, em 2017, abriu sua primeira loja em São Paulo, especializada em conserto de notebooks. Hoje, o negócio conta com duas unidades, voltadas tanto para reparos quanto para a venda de equipamentos usados.
O crescimento foi significativo: atualmente, Ibrahim já emprega três brasileiros. Mas ele destaca que ainda enfrenta obstáculos, especialmente na área financeira. Em 2025, recebeu o apoio de uma consultoria voluntária oferecida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o que tem ajudado no planejamento e organização da empresa.
“Estou sempre tentando evoluir o meu negócio, crescer mais e seguir em frente”, afirma.
(Texto incluído na plataforma em junho de 2025)