Jackson e Zurima, naturais da Venezuela, empreendedores em Balneário Camboriú (SC)
Gastronomia

Foto: Jackson Allein
O empreendedorismo foi o que uniu o casal de venezuelanos Jackson e Zurima. Em 2019, enquanto viviam em Manaus, ambos decidiram investir no mesmo ramo: a venda de bolos de pote. As trocas profissionais e as conversas eram constantes, mas, com as dificuldades impostas pela pandemia, Carmen retornou à Venezuela. Jackson, que tinha experiência na construção civil, decidiu recomeçar em Balneário Camboriú nessa área.
Em 2022, no entanto, ao lado de Zurima novamente, ele voltou para a Gastronomia, dessa vez atuando com delivery na cidade catarinense. Aos poucos, o casal se reestruturou e conseguiu abrir um espaço físico no bairro das Nações para o Na'guara, um restaurante especializado em comida venezuelana. Zurima, que já trabalhava como confeiteira em seu país, ensinou ao companheiro receitas típicas.
“A gente está trabalhando e fazendo o que gosta. Esse é o único restaurante venezuelano da região. Depois de dois anos e meio, estamos colhendo os frutos, batalhando todos os dias para melhorar e crescer”, conta Jackson.
O carro-chefe do restaurante são as arepas e cachapas, mas os planos do casal vão além da gastronomia: eles querem transformar o espaço em um ponto de encontro cultural e expandir o Na'guara para outras cidades.
(Texto incluído na plataforma em abril de 2025)