Jair, natural da Colômbia, chef em São Paulo

Gastronomia

Jair

Foto: Macondo Raízes Colombianas/Divulgação

Engenheiro mecatrônico de formação, o colombiano Jair chegou no Brasil há sete anos, tendo que escapar do acirramento da violência de Bogotá que já intervinha em seus negócios, na sua vida e em sua família. Na ocasião, Jair trabalhava como subchefe em uma tradicional rede de restaurantes, tendo já se especializado em comida andina.

“Quando cheguei em São Paulo, fiquei impressionado com o tamanho da cidade e com a diversidade gastronômica daqui. Mesmo sendo de países vizinhos, os costumes são bem diferentes e isso traz justamente um tempero especial para quem gosta de cozinhar, como eu”, conta o chef colombiano.

Com sua experiência de já ter trabalhado com grandes nomes da gastronomia, Jair empreendeu seu próprio negócio ao gerenciar um foodtruck que servia um vasto cardápio de pratos típicos do seu país. Com a epidemia, o foodtruck baixou as portas e Jair abriu as janelas para um novo modelo de negócio.

“Minha vida tem sido de deslocamentos, busca por aprendizados, adaptações… E ainda que não traga a segurança sobre como será o dia de amanhã, abre muitas possibilidades para seguirmos nos reinventando. Sigo cozinhando e fazendo entregas da cultura e gastronomia colombiana pelas redes sociais, mas as raízes do gosto pela cozinha não se abalam”, conta o experiente chef.

(Texto produzido em Março de 2020)