top of page

Jesús, natural da Venezuela, joalheiro em Boa Vista, Roraima

Artesanato

Jesús

O envolvimento de Jesús com as joias começou quando ele ainda era adolescente e morava na Ilha de Margarita, na Venezuela. Nessa época, ele ajudava um ourives a vender colares, pulseiras e anéis em hotéis da região. Com interesse crescente no tema, aos 17 anos, Jesús começou a acompanhar e aprender mais sobre a fabricação de joias.

A paixão pela área foi tamanha que, mesmo tendo concluído um curso técnico superior em Administração Hoteleira, Jesús nunca deixou de se dedicar à joalheria. Montou uma loja e ensinou o ofício para o pai e os irmãos, que passaram a participar no empreendimento. Porém, com a deterioração da situação socioeconômica da Venezuela e os severos impactos no turismo da ilha, Jesús reuniu na bagagem alguns equipamentos e joias e veio ao Brasil em busca de qualidade de vida, acompanhado da esposa e da filha.

“Na Venezuela, a gente trabalhava muito com pérolas, mas, com a minha experiência, percebi que em Roraima nem todo o mundo gostava ou conhecia, então precisei fazer algumas adaptações nos produtos”, conta, acrescentando que atualmente a prata é o material com que mais trabalha.

Em novembro de 2021, Jesús começou a expor e vender os produtos na feira que ocorre no Parque do Rio Branco, de sexta-feira a domingo, das 17h às 22h, em Boa Vista, Roraima. Com o apoio da esposa Catherine, também criou uma lojinha virtual no Instagram, onde divulga e vende brincos, correntes, anéis e outros itens que fabrica e conserta. Recentemente, publicou a foto de um pingente de prata feito a mão, no formato do mapa de Roraima, que fez muito sucesso nas redes sociais, recebendo diversos pedidos de clientes.

“A nossa visão para o futuro é fabricar joias para o Brasil todo. Nós fazemos itens que podem ser personalizados, de acordo com o gosto do cliente. E, até agora, todo o mundo está contente com nosso trabalho”, comenta.

(Texto incluído na plataforma em Novembro/2022)

bottom of page