top of page

José e Leisbhett, naturais da Venezuela, empreendedores em Curitiba

Plantas e Paisagismo

José e Leisbhett

O casal José e Leisbhett teve uma floricultura por quase 20 anos na Venezuela. Formado em Agronomia e especialista no cultivo de bonsais, ele orientava clientes sobre o cuidado com as plantas, planejava e fazia a manutenção de jardins. Já ela conciliava o trabalho na floricultura com o de funcionária na área de emergência em saúde. Porém, com o agravamento da situação socioeconômica e a dificuldade de encontrar medicamentos para alguns problemas de saúde de Leisbhett, viram-se forçados a atravessar a fronteira e recomeçar a vida no Brasil.

Com o filho de 11 anos, chegaram a Roraima e seguiram para o Amazonas. Passaram três anos em Manaus, mas enfrentaram desafios econômicos e de adaptação. Com apoio da Igreja Adventista e de familiares, mudaram-se para Curitiba, em fevereiro de 2022. Na capital paranaense retomaram o empreendimento de paisagismo e manutenção de jardins, que hoje é o que sustenta a família.

Leisbhett conta que foram muito bem recebidos na cidade e que compraram alguns equipamentos com a ajuda da igreja. O casal oferece serviços de manutenção e assessoria técnica, além de design de jardins. José também é cantor e compositor de música típica venezuelana.

“Ainda estamos no processo de adaptação, mas queremos fazer a divulgação de nosso empreendimento, é muito importante sermos conhecidos e que o pessoal confie em nosso trabalho. Temos muita experiência nesta área e estamos dispostos. Nosso próximo passo é comprar uma máquina a gasolina para manutenção de jardins para facilitar e agilizar nosso serviço”, comenta Leisbhett.

(Texto incluído na plataforma em Abril de 2023)

bottom of page