José, natural da Venezuela, artesão em São Paulo (SP)
Artesanato

O venezuelano José chegou ao Brasil em janeiro de 2025. Mesmo sem conhecidos na cidade de São Paulo, optou pela metrópole para reestabelecer-se como artesão e designer, ofício que faz parte da sua vida há duas décadas e no qual é autodidata. Desde 2001, cria joias artesanais e busca contar histórias e conectar culturas através de peças feitas à mão.
Ele procurou a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO) do Governo do Estado de São Paulo, onde fez uma prova para comprovar as suas habilidades e foi registrado como artesão. Isso lhe abriu mais portas, como participar da iniciativa Mãos e Mentes Paulistanos da Prefeitura de São Paulo, que visa desenvolver e fomentar o setor de artesanato, além de participação em feiras locais.
José também vende seus produtos sob encomenda nas redes sociais para todo o país.Para o futuro, quer poder abrir seu próprio local. Ele acredita que no Brasil os produtos artesanais são valorizados. Seu sonho é promover suas criações e se tornar conhecido por seu trabalho manual.
(Texto incluído na plataforma em setembro de 2025)
