Karolca, natural da Venezuela, chef em Belo Horizonte
Gastronomia
Vivendo há um ano no Brasil, a venezuelana Karolca chegou a Belo Horizonte em busca de qualidade de vida. Em 2018, ela deixou a Venezuela rumo ao Peru, por causa da crise e da situação de segurança do país natal. “Foi uma situação muito difícil para a minha família, nós não conseguíamos comprar comida porque o salário era insuficiente”, relembra.
A paixão pela área da gastronomia é algo antigo na vida de Karolca – seu pai tinha um restaurante e a família sempre esteve “imersa” no mundo da culinária. Na Venezuela, ela cozinhava como hobby, e trabalhava como professora. “Depois que a situação começou a ficar crítica, decidi vender comida como uma forma de complementar a renda”.
Chegando no Peru, ela conseguiu trabalho como chef em um hotel na cidade de Cusco. “Lá fui apresentada ao conceito vegetariano e vegano, e gostei muito desta tendência”, explica. Atualmente em BH, mais do que comida, Karolca proporciona uma experiência de alimentação intuitiva e holística aos seus clientes. “Incorporei a filosofia de vida de comer mais saudável e integrar mente, corpo e alma”, explica ela, sobre os produtos que oferece.
A empresária trabalha vendendo refeições preparadas em casa sob encomenda. A cada semana, um prato – que pode ser vendido fresco ou congelado – é oferecido aos clientes da Karolcarts. Entre as delícias oferecidas estão lasanha (vegetariana e tradicional), hallacas (prato tradicional da Venezuela, consumido principalmente na época do Natal), empanadas sem glúten e bolachas veganas feitas de aveia especial, chia, canela e coco. Além disso, ela oferece o serviço de menus personalizados e trabalha como chef em eventos privados. Atualmente, Karolca atende toda a região da grande Belo Horizonte.
Entre os desafios enfrentados por Karolca na cidade, está o de introduzir o novo conceito no qual acredita ao público mineiro. “A gastronomia aqui é muito centrada na cultura mineira, com muita carne e proteína animal... As pessoas que provam o meu produto gostam, mas nem sempre conquistar o mercado é fácil”, detalha ela, sobre o processo de fidelização da clientela.
Para o futuro, a empresária tem muitos planos: abrir uma loja online de produtos sustentáveis, vender os pratos que prepara com carinho e cuidado em um ponto físico e proporcionar aos seus clientes uma experiência culinária distinta. Karolca também vem trabalhando na criação de um livro de receitas saudáveis e sonha em criar uma fundação que atenda crianças, aonde ela possa ensinar gastronomia, ioga, meditação e artes.
(Texto incluído na plataforma em Dezembro de 2021)