top of page

Landu, natural de Angola, artista plástico em São Paulo

Design e Arte

Landu

Landu nasceu na província de Uíge, em Angola. Quando ainda era um menino, despertou para as Artes, por influência do avô que pintava e esculpia peças em madeira. O interesse fez com que o jovem Landu estudasse Artes Plásticas na Academia de Belas Artes da República Democrática do Congo, país vizinho, onde se formou bacharel.

O artista conquistava espaço em Angola, com exposições e aulas para crianças. Porém, começou a ser ameaçado por questões políticas e decidiu buscar proteção internacional no Brasil. Ele e a esposa grávida chegaram a São Paulo em janeiro de 2022.

“Aqui tivemos a facilidade da língua e da comunicação, além da liberdade. O artista não pode escapar de falar de política, porque a política acompanha a nossa vida e a arte se encaixa em todas as atividades do nosso cotidiano”, reforça Landu.

As cores vivas são marcantes na obra deste artista contemporâneo, além da mistura da pintura com materiais de reciclagem, como sacolas de plástico e placas de madeira. Dar vida a um material destinado à destruição é a sua base de estudo, e a inspiração vem de tudo que remete à originalidade.

“A maioria das minhas obras é de mulheres africanas e o que elas enfrentam na sociedade. Minha meta no Brasil é alcançar grandes galerias do país, conquistar mais clientes e ter um espaço para trabalhar e montar meu ateliê, onde também quero maximizar oficinas com as crianças. Adoro ensinar o que eu sei, transmitir o que eu tenho”, acrescenta.

Landu vende suas obras sob demanda e comercializa pelas redes sociais. Também pinta murais em espaços abertos e paredes de estabelecimentos, e cria peças menores em gesso e cerâmica.

(Texto incluído na plataforma em Dezembro de 2022)

bottom of page