Leomarys, natural da Venezuela, empreendedora em São Gonçalo/RJ
Gastronomia

Leomarys é formada em Arte e Cultura e estudava Engenharia de Produção Animal quando teve que deixar a Venezuela. Chegou ao Brasil em 2018, aos 21 anos. Após morar em Roraima, foi para São Paulo. Na capital paulista, durante a pandemia, fez doces para vender no trabalho para ter uma renda extra e ajudar no sustento da sua família,. Naquele momento, começou seu empreendimento.
Em 2021, participou de um curso de aceleração de negócios da Migraflix e ganhou um capital semente para fortalecê-lo. Com a venda de bolos e pudim, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Em 2024, fez um curso de confeitaria para se aperfeiçoar. Hoje, Leomarys é uma jovem empreendedora e vive da confeitaria. Vende seus produtos sob encomenda, em feiras como a da Cidade Nova, durante a semana, e na barraca de comida venezuelana do seu amigo na Feira da Glória, nos finais de semana, além de atuar em festas e buffet.
“Precisamos de uma motivação na vida e a minha é o meu trabalho. Ser empreendedora, além de um sonho, ajudou a priorizar minha saúde mental”, comenta, acrescentando que a confeitaria remete à memória afetiva da avó preparando doces em casa.
Atualmente, ela cursa empreendedorismo no Sebrae para fortalecer o negócio. Para 2026, sonha em fazer estágio na Argentina ou na França para se especializar em panificação e poder abrir a sua própria confeitaria.
(Texto incluído na plataforma em Novembro de 2025)
