Liliana, natural da Colômbia, chef em São Paulo

Gastronomia

Liliana

Foto: Giovanny Suarez

Liliana cozinha por paixão desde adolescente, quando ainda vivia na Colômbia. Ela chegou ao Brasil em 2014 para fugir da pressão que os narcotraficantes exerciam sobre moradores e comerciantes da região onde vivia.

Desde sua chegada em São Paulo, Liliana viu na gastronomia a oportunidade de recomeçar a sua vida. Com a ajuda de diversos parceiros do ACNUR de São Paulo, aos poucos, seu sonho foi se tornando realidade. Fez curso de português na Missão Paz, frequentou projeto de gastronomia (onde foi premiada), e está fazendo uma mentoria sobre a adaptação de seu próprio negócio. Até livro Liliana já escreveu! Porém, a realidade da pandemia impactou por completo seu planejamento.

“Assinei o contrato para abrir meu próprio negócio justamente dois dias antes de começar a quarentena em São Paulo. Investi em equipamentos, utensílios, ingredientes. Até a pintura estava novinha. Mas tenho o ímpeto dos brasileiros, de não desistir nunca”, afirma Liliana.

Ainda assim, o cardápio de 15 opções de arepas autênticas colombianas e bebidas típicas segue disponível pelas redes sociais do Arepas Urbanika. Aliás, o próprio menu se tornou uma fonte de informação para os consumidores, pois é um guia cultural gastronômico, que explica o que são as arepas, patacón, choripan, entre outros pratos típicos do país.

“Adaptei alguns ingredientes, mas mantenho o que é tradicional dos pratos colombianos. Também tivemos que ajustar nossos modelos de negócio e nossa vida como um todo, mas vamos sair mais unidos dessa crise, nossos esforços conjuntos sempre valem a pena”, comenta a talentosa e esforçada chef.

(Texto produzido em Março de 2020)