Livis, natural da Venezuela, chef de cozinha em São Paulo (SP)
Gastronomia

Empreendedora Livis. Foto: Paola Bello/ ACNUR
Em 2019, a venezuelana Livis chegou a Pacaraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela, acompanhada do marido e da filha de três anos. A jornada até São Paulo, onde pretendiam se estabelecer, foi marcada por desafios — incluindo até uma viagem de barco.
“O começo foi muito difícil. Não falávamos nada de português, só ‘obrigada’”, lembra. Com a pandemia, precisou encontrar uma fonte de renda e começou a cozinhar para conhecidos, conquistando seus primeiros clientes. “Acho que saber fazer arepa e empanada já nasce com os venezuelanos, e a necessidade nos levou a transformar isso em um negócio aqui no Brasil”, conta.
Foi assim que nasceu o Gosto ao Paladar, onde o casal vende comidas típicas venezuelanas sob encomenda em São Paulo. Para ampliar a produção e comprar equipamentos, recorreu quatro vezes ao microcrédito do Banco do Povo, fruto de uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para estimular negócios de pessoas refugiadas.
Formada em Direito e mãe de dois filhos pequenos, Livis sonha em abrir um espaço físico para o negócio. “Quero que um venezuelano se sinta abraçado neste lugar. O Brasil é muito acolhedor, mas a cultura é bem diferente. Minha ideia é criar um cantinho da Venezuela aqui, para trazer boas lembranças do nosso país”, destaca.
Saiba mais sobre a parceria do ACNUR com o Banco do Povo e sobre a história de Livis em: www.acnur.org/br/noticias/comunicados-imprensa/parceria-do-acnur-com-instituicoes-financeiras-leva-mais-de-r-1-5
(Texto incluído na plataforma em abril de 2025)