Marcos e Isamar, naturais da Venezuela, chefs de cozinha no Rio de Janeiro (RJ)
Gastronomia
Buscando um futuro melhor, Marcos decidiu deixar a Venezuela em 2019 e vir ao Brasil. Seu destino foi o Rio de Janeiro (RJ), onde sua irmã Isamar e outros familiares já viviam.
"Ao chegar ao Brasil, enfrentei uma mudança complexa. Você sente que nasce de novo, pois não conhecia o idioma e não tinha amigos por aqui. Então, enxerguei o empreendedorismo como uma oportunidade de alcançar mais liberdade", compartilha Marcos.
Inicialmente, ele vendia meias, mas depois decidiu investir na comercialização de granola. Contudo, ao ser contratado para trabalhar na área de atendimento ao consumidor em uma empresa, decidiu dar uma pausa em seus empreendimentos. Ainda assim, Marcos continuava estudando e pesquisando ideias de negócio.
No começo de 2023, durante as férias de Marcos, sua irmã trouxe de São Paulo dez pacotes de farinha PAN, uma marca de farinha de milho cozida originária da Venezuela e que é a base para fazer a arepa, prato típico do país. "Nós, venezuelanos, sentimos muita saudade das arepas, que fazem parte da nossa história", complementa.
Com os pacotes de farinha em mãos, Marcos deu início à produção da "La Areperia", um empreendimento que fundou junto a sua irmã. Os dois se dedicam ao preparo das arepas e as comercializam por meio de encomendas e também do aplicativo IFood, com foco na região do bairro Tijuca. Por enquanto, as vendas são realizadas apenas nas sextas-feiras e aos fins de semana, pois eles conciliam o empreendimento com seus empregos.
"Até o momento, cada brasileiro que experimentou nossas arepas viveu uma experiência única. Nossa intenção é que elas sejam reconhecidas e que possamos abrir lojas físicas em diversas regiões do país", planeja Marcos.
(Texto incluído na Plataforma em agosto de 2023)