Margarita, natural da Colômbia, empreendedora no Rio de Janeiro
Gastronomia
Margarida chegou ao Brasil em 2016, pensando em contribuir com seus conhecimentos para o crescimento econômico do Brasil, reconstruindo a sua vida. Após buscar por emprego por três meses sem sucesso, recebeu a sugestão de uma amiga para fazer marmitas de comida colombiana. Assim nasceu o Patacon Son y Sabor, um empreendimento gastronômico especializado em pratos típicos colombianos, com o patacón — à base de banana-da-terra frita — sendo seu carro-chefe.
“Comecei a fazer umas quentinhas, e todo mundo gostou da comida, é muito caseira e saborosa. Agora quero apoiar outros refugiados e migrantes, que não têm informação sobre como podem empreender e enfrentam dificuldades financeiras”, comenta.
Atualmente, ela prepara os quitutes em sua casa e realiza entregas, especialmente na região de Copacabana, além de participar de feiras. Margarita está concluindo seus estudos, para conquistar o diploma de ensino médio no Brasil. Outro motivo de orgulho para ela é sua participação no grupo Sabores do Mundo, que reúne cerca de 50 empreendedores de diversas nacionalidades envolvidos em gastronomia e artesanato. Margarita explica que o objetivo do grupo é buscar oportunidades para fornecer produtos, participar de feiras e eventos, e ter acesso à capacitação.
(Texto incluído na plataforma em setembro de 2024)