Maria Elias, natural da Venezuela, chef no Rio de Janeiro

Gastronomia

Maria Elias

Foto: Luciana Queiroz

Maria Elias é uma mulher que, por meio de seu talento na cozinha, uniu continentes. Nascida na Venezuela e filha de libaneses, chegou ao Brasil com sua família em 2015 para reconstruir sua vida no Rio de Janeiro. Antes de ser reconhecida como refugiada no Brasil, Maria Elias já havia visitado o país e se encantado com a atmosfera da capital fluminense.

“A receptividade da população brasileira e o jeito todo descontraído do carioca me ajudaram a não olhar para trás e ter que carregar todo o peso das memórias que ficaram por lá, na Venezuela. A sensação de insegurança que sentia nos últimos anos foi transformada pelo otimismo de unir forças para seguir construindo o caminho para a segurança da minha família”, disse Maria.

Técnica em informática, ela soube aproveitar seus conhecimentos da área para reforçar as vendas online dos pratos que passou a vender pelas redes sociais e Whatsapp. Como os pratos típicos do Líbano são diferentes de todos os demais, excêntricos por toda a ancestralidade no preparo dos alimentos, Maria já tinha conquistado uma fiel clientela na feira em que participava, do projeto Chega Junto.

“Eu gosto como a mistura de sabores das minhas raízes do Líbano, do meu paladar da Venezuela e dos infinitos temperos deste país maravilhoso, o Brasil, somam-se em tudo o que faço. Como sempre tive gosto pela culinária, resolvi investir neste meu talento natural. Agora, neste momento de pandemia, reforcei os contatos online para que as entregas dos pratos sem corantes ou conservantes, mas com muito sabor, sejam mantidos”, detalha a orgulhosa chef.

(Texto produzido em Março de 2020)