Maria Eugenia, natural da Venezuela, empreendedora em Curitiba/PR
Idiomas

Maria Eugenia, ou simplesmente Maru, é pedagoga e intérprete de língua de sinais venezuelana. Aprendeu português estudando a Língua de Sinais Brasileira (Libras) e hoje faz parte do Marianas, coletivo de poetas em Curitiba, no Paraná. Por meio da iniciativa, publicou o livro “Mulheres Migrantes”. A venezuelana também estuda licenciatura em Biodança pela Escola Gaúcha de Biodança.
Formada como educadora infantil, Maru atendia alunos na área de deficiência intelectual, cognitiva, motora e auditiva na Venezuela. Desde que atravessou a fronteira para o Brasil em 2017, trabalhou em diversas funções, como educadora social em organizações humanitárias, intérprete de surdos venezuelanos em um projeto da Universidade Federal do Paraná, cuidadora e tradutora simultânea em eventos.
A ideia de abrir um negócio na área de idiomas veio com a pandemia de Covid-19 em 2020. Na época, enfrentava dificuldades em encontrar trabalho e foi incentivada pela irmã a oferecer aulas de espanhol de forma online. “Eu sempre coloco meu talento nos serviços que presto,” complementa Maru. Atualmente, além das aulas de espanhol, ministra aulas de biodança.
(Texto incluído na plataforma em janeiro de 2026)
