top of page

Maria, natural da Venezuela, chef de cozinha em Boa Vista (RR)

Gastronomia

Maria

Quando deixou a Venezuela em 2016, Maria estava grávida de sua segunda filha. Acompanhada do marido e da primogênita, ela enfrentou inúmeros desafios para recomeçar a vida em Boa Vista, em Roraima.

“O início foi muito difícil. Era complicado conseguir a documentação necessária, e naquela época ainda não existia a Operação Acolhida. Trabalhei como garçonete até uma semana antes do nascimento da minha bebê”, relembra.

Maria conta que sentia muita saudade de sua terra natal e encontrou na gastronomia uma forma de se reconectar com suas raízes. O que começou como um hobby se transformou em um negócio em 2023. Ela fundou o Sabor Venezolano, empreendimento de pratos típicos, como tequeños, hallacas, arepas, cachapa, pan de jamón, entre outros.

“Sou formada em Administração e tenho mestrado na área bancária, nunca imaginei trabalhar com gastronomia. Mas a comida faz eu me sentir mais perto da Venezuela. Hoje, atendo na garagem de casa para ficar próxima das minhas três filhas. No futuro, sonho em abrir um restaurante e criar um espaço tradicional de gastronomia venezuelana”, revela Maria.

(Texto incluído na plataforma em dezembro de 2024)

bottom of page