top of page

Marianela, natural da Venezuela, empreendedora no Rio de Janeiro (RJ)

Idiomas

Marianela

Licenciada em Psicopedagogia e com pós-graduação em Educação e Direitos Humanos, Marianela precisou deixar para trás uma carreira sólida na Venezuela para recomeçar a vida no Brasil. Chegou ao país em 2018 e, acompanhada do marido e da filha, desembarcou no Rio de Janeiro. Aproveitou a experiência em metodologias de ensino e atuação no sistema de educação venezuelano para ministrar aulas de espanhol a brasileiros e, assim, ajudar no sustento da família.

Mas Marianela tinha planos de ir além e apoiar outras pessoas refugiadas e migrantes. Então, em 2021, ela fundou o Instituto Multicultural dos Migrantes (INMI).

“O Instituto é um empreendimento social que funciona totalmente online, e fomenta a educação empreendedora, autossustentabilidade, geração de emprego e o trabalho colaborativo em redes de conexão”, explica Marianela.

Ela estima que já apoiou cerca de 500 pessoas refugiadas e migrantes, principalmente do Sul do Brasil, na elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e imersão na cultura brasileira.

A empreendedora social contou com alguns incentivos nesta caminhada. A Associação Mawon deu suporte para divulgação e também capital semente para que Marianela se preparasse e conhecesse mais sobre a dinâmica de trabalho no Brasil. Ela também conseguiu, em 2022, acesso ao microcrédito com o Banco Pérola, parceiro da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), por meio do CrediTodos, programa voltado para empreendedores refugiados e migrantes. Com o recurso, ela comprou um notebook e uma câmera, equipamentos fundamentais para a produção de conteúdo, podcast, monitorias e aulas.

Em função do Instituto, Marianela tem planos de, ainda em 2023, mudar-se para o Rio Grande do Sul para estar mais próxima da população que atende. A professora concilia as atividades no empreendimento social com as aulas online de espanhol, voltadas especialmente ao ambiente corporativo.

(Texto incluído na plataforma em Maio de 2023)

bottom of page