top of page

Mazen, natural da Palestina, chef de cozinha em São Paulo (SP)

Gastronomia

Mazen

Mazen, chef de cozinha palestino em São Paulo

Nascido na Síria em uma família palestina, Mazen se apaixonou pela gastronomia ainda criança, ao acompanhar a mãe no preparo de comidas árabes. Depois, formou-se em gastronomia e abriu um restaurante em Damasco, capital síria.Contudo, o estabelecimento foi bombardeado durante a guerra.

Diante da falta de perspectiva, Mazen desembarcou sozinho no Brasil em 2013. “Não conhecia ninguém aqui, não sabia falar português, mas era o único país que tinha as portas abertas para os refugiados, então vim para cá, com apenas 100 dólares”, relembra.

No começo, Mazen só sabia falar “água” e “dois” em português, pois o pouco dinheiro que tinha foi usado para comprar garrafas de água e vendê-las nos semáforos de São Paulo por dois meses. Depois, ele começou a cozinhar em casa. Por fim, passou a preparar comidas em feiras e food parks.

Em 2020, ele inaugurou o Al Mazen, restaurante na Vila Madalena. Com a pandemia, o empreendimento sofreu impactos, mas está se recuperando. Hoje, Mazen emprega sete pessoas, incluindo seu irmão que veio da Síria. O espaço oferece rodízio, buffet e a la carte de comida árabe, além de delivery. Além disso, há apresentações mensais de dança do ventre. Mazen também atende eventos.

“Estamos sempre nos esforçando para fazer melhorias no restaurante, aumentar o movimento. Tenho muitos planos para meu negócio aqui no Brasil”, afirma.

(Texto incluído na plataforma em julho de 2024)

bottom of page