Nayivis, natural de Venezuela, empreendedora em Boa Vista-RR
Cosméticos e Beleza

Nayivis chegou ao Brasil em 2022. Logo foi em busca de uma oportunidade que lhe permitisse garantir sustento e, ao mesmo tempo, cuidar de sua filha que naquele momento tinha quatro anos. Foi então que decidiu apostar em algo que já fazia na Venezuela: trançar cabelos. Até então, era uma habilidade reservada apenas aos familiares, e ela nunca imaginou que poderia se tornar um negócio. Com o apoio da família, resolveu começar.
O empreendimento denominado NAYI_SUSEJ_R nasceu devagar, a partir da junção do nome dela e da sua filha, e aos poucos foi ganhando força à medida que as pessoas passaram a conhecer e valorizar o seu trabalho. Motivada, Nayivis decidiu se profissionalizar. Fez cursos online para aperfeiçoar suas técnicas e buscou formação em empreendedorismo, aprendeu a fazer diversos tipos de tranças (nagô, box brainds, curly frech, ganma, entre outros) e penteados infantis. Participou de capacitações do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em Boa Vista, instituição pela qual também conseguiu seu primeiro capital semente para fortalecer o negócio. Mais tarde, integrou o Empretec, realizado em parceria entre SJMR, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e SEBRAE, e concluiu o ensino médio no Brasil. “Aqui tive muitas oportunidades”, acrescenta.
Hoje, Nayivis mora em um espaço que também adaptou para atender seus clientes. Para o futuro, sonha em ter um salão mais estruturado, empregar outras pessoas refugiadas e oferecer materiais e capacitações.
(Texto incluído na plataforma em Novembro de 2025)
