Nury, natural da Venezuela, confeiteira em Boa Vista-RR
Gastronomia
Nury chegou ao Brasil vinda da Venezuela em 2019, acompanhada de uma filha recém-nascida e um filho de 9 anos, trazendo consigo um sonho: abrir sua própria confeitaria. Desde pequena, ela se interessava pelo ramo, inspirada pela avó que fazia e vendia pães e doces. Na Venezuela, Nury começou a fazer bolos em casa, porém a difícil situação socioeconômica do país tornou impossível sustentar as crianças.
"Quando cheguei ao Brasil, pensei que seria fácil encontrar trabalho. Mas não foi nada simples, e o pouco dinheiro que eu trouxe acabou no primeiro mês. Fomos parar em abrigos e passamos a depender de ajuda", relembra.
Em 2020, com o surgimento da pandemia de Covid-19, Nury recebeu o auxílio emergencial do Governo Federal. Com esse suporte, ela conseguiu alugar um apartamento em Boa Vista-RR e comprar alguns utensílios e eletrodomésticos básicos de cozinha. Com os R$ 20 que sobraram, ela fez dois bolos para vender e assim retomou sua veia empreendedora. "Comecei oferecendo fatias de bolo aos vizinhos, depois deixei alguns em consignação para revenda. Por fim, consegui comprar uma bicicleta e passei a fazer entregas pela cidade", conta.
A partir desse momento, Nury decidiu investir em sua capacitação, participando de cursos de empreendedorismo e gastronomia oferecidos por instituições como Fundação Fé e Alegria e SENAC. Ela fundou a Confeitaria Caprichos, especializada em bolos personalizados e à pronta-entrega, além de oferecer kits completos para festas com doces, salgados, cupcakes e bolos. Ela também fornece coffee breaks para instituições e empresas. Inclusive já prestou serviço para organizações como Hermanitos e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que a apoiaram e acolheram. Para o futuro, seu objetivo é concluir a graduação em Administração e estabelecer uma loja física para a venda de seus produtos.
"Muitas vezes pensei em desistir, em retornar à Venezuela. Mas lutei, persisti e consegui. Não é fácil, mas também não é impossível. Passei por muitas dificuldades, mas agora estou em uma situação muito melhor do que antes. Meus filhos estão estudando e muitas coisas melhoraram", enfatiza Nury.
(Texto incluído na plataforma em Abril de 2024)