Rosa, natural da Venezuela, manicure em Tabatinga, Amazonas
Cosméticos e Beleza
Quando tinha 14 anos, a venezuelana Rosa começou a aprender o ofício de manicure. Atuou por anos na área e chegou a ter um negócio próprio. Depois, formou-se na faculdade de Pedagogia e conciliava o empreendimento com a profissão de professora. Porém, diante da situação socioeconômica da Venezuela, viu-se obrigada a deixar o país. Em 2020, chegou ao Brasil acompanhada da mãe doente e de dois filhos adolescentes.
“Como mãe solo, essa vinda foi difícil. Mas minha família veio ao Brasil em busca de estabilidade e este país nos acolheu, principalmente com acesso à saúde”, conta.
Rosa morou um ano em Tabatinga, no Amazonas, onde trabalhou em um salão de beleza e aprendeu técnicas brasileiras de manicure e tratamento de cílios. Depois foi para Manaus, onde atendia clientes a domicílio, na vizinhança onde morava. Recentemente, voltou a Tabatinga, onde atende em domicílio também.
“Minha meta é ter um espaço para atender as pessoas, além de dar orientações para outras mulheres, cursos e oportunidades. O Brasil me abriu as portas e quero renascer e crescer aqui, desenvolvendo minhas habilidades no ramo de manicure. E, quem sabe um dia, voltar também a trabalhar como professora”, ressalta Rosa.
(Texto incluído na plataforma em Dezembro de 2022 e atualizado em Abril de 2023)