Shambuyi, natural da República Democrática do Congo, artista em São Paulo (SP)
Design e Arte

Shambuyi chegou no Brasil em 2014, em um contexto de deslocamento muito difícil. Quando chegou só falava francês e nos dois primeiros anos trabalhou na construção civil.É formado na Academia de Belas Artes na República Democrática do Congo.
Em 2016, sua vida começou a mudar quando foi a um evento e conheceu um antropólogo que o apresentou a outros artistas. Assim que voltou a trabalhar com a sua arte, tentava equilibrar a construção civil e as suas performances artísticas, porém foi se tornando cada vez mais difícil e decidiu se dedicar somente à sua vocação.
Shambuyi é pai de gêmeos, faz pintura em quadros e é escultor. A performance artística surgiu em sua vida quando ele não tinha dinheiro para comprar os seus equipamentos para pintura e escultura, então usou o seu talento e habilidade performática para compor a obra “A Bagagem", que busca dar visibilidade aos desafios, trajetórias e habilidades das pessoas refugiadas e migrantes no processo de deslocamento.
“Meu sonho é ter um ateliê junto com outros refugiados e migrantes. Acredito que por meio de algum tipo de associação de artistas refugiados e migrantes poderíamos conseguir mais oportunidades coletivamente”, planeja.
Shambuyi vende para todo o país.
(Texto incluído na plataforma em outubro de 2025)
