Sylvie, natural da República Democrática do Congo, chef em São Paulo

Gastronomia

Sylvie

Foto: Open Taste/divulgação

A chegada da advogada Sylvie ao Brasil, em 2013, foi complicada. Escondeu-se por 45 dias em um navio cargueiro com seus filhos pequenos, justamente para fugir do contexto de conflito armado em seu país de origem, a República Democrática do Congo. Seu marido havia sido preso e toda a família ameaçada, levando assim à partida.

“Foi difícil ter que partir e deixar tudo o que tínhamos construído para trás, mas pela segurança dos meus filhos, faria e faço de tudo. O acaso foi que me trouxe ao Brasil, não sabia onde aquele navio atracaria”, relembra.

Já em São Paulo, Sylvie apostou em seu capital cultural como meio de gerar renda. Passou a fazer palestras, dar aulas de francês, promover encontros culturais e trabalhar com moda e gastronomia, produzindo deliciosos pratos congoleses para eventos. Para ultrapassar as dificuldades da situação atual, Sylvie se dedica a promover aulas e palestras motivacionais online.

“Minha história de constante superação é o que me estimula a seguir adiante, tendo como foco compartilhar meus conhecimentos e as experiências que estão em tudo o que faço. A alegria de fazer o que gosto reflete o que entrego, com muito amor e dedicação”, afirma Sylvie. Ela reencontrou seu marido e muitos clientes satisfeitos em seu caminho.
(Texto produzido em Março de 2020)