Talal e Gazhal, naturais da Síria, chefs em São Paulo

Gastronomia

Talal e Gazhal

Foto: Divulgação

O casal Talal e Gazhal chegou ao Brasil em dezembro de 2013 com seus filhos. Talal começou a trabalhar com gastronomia porque não conseguiu atuar em sua área de formação profissional, como engenheiro mecânico. O que a época foi uma decisão emergencial para gerar renda, transformou-se em uma grande paixão.

“A comida que fazemos se tornou um laço cultural e social com as pessoas brasileiras. Essa troca é uma possibilidade de ampliar as experiências entre os povos, por meio da comida podemos conhecer sobre a cultura e isso é incrível”.

A família já teve um restaurante na zona sul de São Paulo e por uma decisão de gestão decidiram trabalhar com comida para entregas individuais ou para eventos (casamentos, aniversários, etc). Ainda que algumas adaptações tenham sido feitas para satisfazer o paladar do Brasil, a essência da gastronomia árabe da Síria permanece. “Aqui você se alimenta com comida síria de verdade, desde os temperos que fazemos até os ingredientes que usados em cada receita. Cozinhar tem uma forte ligação com as nossas lembranças e por isso a base do que fazemos vem toda de lá (da Síria)”.

A dica que o casal dá para quem teve que ficar em casa e se virar para cozinhar é a seguinte: “Cozinhe com o coração, faça com amor. O processo será transformador e o resultado será delicioso”.

(Texto produzido em Março de 2020)