top of page

Victor, natural da Venezuela, maquiador em Brasília (DF)

Cosméticos e Beleza

Victor

Crédito: ACNUR/ Vanessa Beltrame

"Não vi futuro na Venezuela, então vim para o Brasil", resume Victor. Ele desembarcou no país em 2018, acompanhado por um grupo de amigos. Inicialmente, passou dois meses em um abrigo de acolhimento em Boa Vista (RR), até que, com o apoio da Operação Acolhida, mudou-se para Brasília.

Com ele, trouxe uma paixão que sempre o acompanhou: a maquiagem. Aprendeu as técnicas por conta própria na Venezuela, assistindo a vídeos e tutoriais. Foi no momento em que experimentou a maquiagem em si mesmo que descobriu o talento que tinha. No Brasil, para garantir uma renda fixa, trabalha em um restaurante, emprego que inclusive ajudou sua mãe a comprar uma casa na Venezuela.

No entanto, Victor ainda sonhava em empreender e aprimorar suas habilidades no campo da maquiagem. Então, em 2023, ele se inscreveu em um curso de qualificação profissional no programa "Qualifica DF", um projeto do Governo do Distrito Federal. Atualmente, ele está disponível para atendimento a domicílio e oferece serviços de maquiagem para diversos tipos de eventos, como formaturas, casamentos e aniversários.

“Eu pretendo continuar fazendo cursos para me profissionalizar ainda mais e ser um grande maquiador”, planeja.

(Texto incluído na plataforma em setembro de 2023)

bottom of page