top of page

Wullinton, natural da Venezuela, cabeleireiro em Manaus (AM)

Cosméticos e Beleza

Wullinton

Cabeleireiro Wullinton em Manaus

Wullinton sempre foi apaixonado pelo concurso de Miss Universo, com todo seu glamour e preparação das candidatas. E em seu país natal, a Venezuela, o concurso é amplamente reconhecido. Para ele, essa paixão marcou o início de sua trajetória profissional.

"Eu me declarei como homossexual para minha mãe aos 15 anos. Com isso, conheci muita gente da comunidade LGBTIQ+ e comecei a atuar como auxiliar em um salão de beleza", relembra Wullinton. Aos 15 anos, ele apenas lavava os cabelos das clientes e sonhava com o dia em que poderia criar seus próprios penteados.

Aos poucos, ele evoluiu e aprendeu diversas técnicas, especialmente a de fazer escova. Cursou dois anos de administração, morou um tempo na Colômbia e decidiu reconstruir sua vida no Brasil.

Após sete dias de viagem de ônibus, atravessou a fronteira e morou por alguns meses em Boa Vista (RR). Depois, foi para Manaus (AM), onde buscou empregos em salões de beleza. Atuou como auxiliar, mas sabia que poderia ir além. Começou a atender a domicílio.

"Tive muitas limitações com a pandemia, porque havia muitas restrições para visitas domiciliares, precisava de máscara e todo cuidado. Naquela época, eu atendia em uma quitinete e lavava o cabelo das clientes em um balde. Mas tenho clientes fiéis que fazem até hoje o cabelo comigo", conta Wullinton.

Com o crescimento da clientela, ele e seu companheiro brasileiro alugaram um espaço mais amplo para montar um salão na Zona Sul de Manaus. Em 2020, conseguiu seu primeiro microcrédito por meio do programa CrediTodos do Banco Pérola e utilizou os recursos para melhorar a estrutura do salão e comprar equipamentos melhores.

"Atualmente, faço tudo relacionado à estética feminina: mechas, loiro, maquiagem, alisamentos, escovas, hidratação, sobrancelhas, limpeza de pele, entre outros. Acho que já alisei mais de 400 cabelos. Também dou cursos para pessoas que estão começando na profissão, com valores acessíveis,” relata.

“Enfim, continuo trabalhando, dando o meu melhor para que possam me conhecer. Sei que não é fácil empreender e crescer, mas tampouco é impossível", conclui Wullinton, que conseguiu mais uma vez crédito do Banco Pérola em 2024 e reinvestiu no Studio WE Cabelo &Estética.

(Texto incluído na plataforma em julho de 2024)

bottom of page