Yessibel, natural da Venezuela, faxineira profissional em Sorocaba-SP
Segurança e limpeza
Quando cruzou a fronteira com as três filhas e chegou a Sorocaba, São Paulo, onde o irmão e os pais já moravam, a venezuelana Yessibel sabia que teria um desafio pela frente: aprender o idioma. Hoje, quase quatro anos depois, ela vê com bons olhos a arriscada decisão. "O Brasil é referência para migrantes, um país de oportunidades e benefícios. Podemos abrir uma conta bancária, temos direito a documentos. Sentir o amor dos brasileiros é gratificante. A gente chega com a dor de ter que deixar nosso país contra nossa vontade. Imagina passar por xenofobia? Vir para o Brasil foi a melhor coisa que fiz", ressalta.
Apesar de estar satisfeita no país, Yessibel precisou se reinventar. Na Venezuela, preparava e vendia comida, mas ao chegar ao Brasil, tentou empreender na área gastronômica e viu que o caminho seria outro. "Percebi que fazer faxina combinava minha habilidade de servir às pessoas com a vantagem de exigir um baixo investimento", explica. Em 2022, começou a atuar como diarista e rapidamente teve alta demanda. Dois anos depois, decidiu aprimorar seu serviço. Pesquisou, fez cursos e uma mentoria, e fundou o Beka Cleaner, seu empreendimento de faxina profissional.
"Levo produtos e equipamentos profissionais para as clientes. Fui crescendo e levando qualidade e bem-estar. Sou reconhecida por ser muito caprichosa e detalhista, ofereço diferencial", afirma.
Ela conta que usa uniforme, presenteia novos clientes e oferece, segundo ela, um método de faxina ainda pouco comum na região. Sempre buscando melhorar, Yessibel sonha em registrar sua marca, capacitar outras pessoas e criar uma rede de colaboradoras na área de faxina profissional.
(Texto incluído na plataforma em novembro de 2024)